A publicidade em canais de áudio se mostra mais eficaz na retenção de atenção, com índices 56% superiores aos meios visuais, segundo o estudo “Attention Economy” da Dentsu Creative. É destacado que o motivo desse sucesso está relacionado à menor saturação no meio sonoro, permitindo que os ouvintes absorvam as mensagens com maior clareza e foco.
O estudo analisou diferentes formatos de áudio: Streaming de Música, Podcasts e Rádio Online, em parcerias com empresas como Amazon, Alexa, Spotify, entre outras. Em cada touchpoint, os usuários tiveram controle do volume e, no caso de podcasts, a possibilidade de avançar 15 segundos, promovendo uma experiência personalizada. Em termos de resultados, os formatos de áudio alcançaram um aumento de 8% na lembrança de marca e, especificamente no streaming de música com anúncios de 30 segundos da Amazon, o índice de recall da marca chegou a 60%, com um uplift de 22% na preferência de marca.
A alta exposição a estímulos visuais na sociedade cria uma “cegueira” que o áudio ainda evita. Com mensagens adaptadas ao meio, o áudio promove uma atenção mais qualificada, tornando-o uma escolha estratégica na publicidade. Ainda que as razões dessa performance superior não estejam totalmente claras, a hipótese é de que o áudio permite uma experiência menos saturada e mais propícia para a retenção da mensagem.
#trevocomunica #assessoriadeimprensa #assessoriadecomunicação #ascom #soluçõesemcomunicação #publicidade #áudio #atenção #branding #dentsu