Fundada pela empreendedora social Ingrid Reis, a Espiral Soluções Socioculturais nasceu em 2015 com o propósito de contribuir com instituições públicas, privadas e do terceiro setor no assessoramento da gestão técnica e financeira de projetos socioculturais. Além disso, cria e executa projetos com foco na cultura; capta recursos; aponta caminhos que se diferenciam pela inovação e inteligência e cria ações voltadas para a sustentabilidade e o alinhamento com a responsabilidade social dentro do escopo da economia criativa. 

 

“A Espiral atua em duas áreas principais: social e cultural. No social, somos reconhecidos pelos diferenciais na prestação de consultoria para Organizações Não Governamentais, gestão de projetos, avaliação de impactos, elaboração de projetos, captação de recursos e mediação de conflitos. Já no cultural, são elaborados projetos via leis de ICMS, ISS e Rouanet. Nós atuamos também a partir de um pool de projetos para serem incentivados que deixam um legado para as comunidades participantes. Realizamos, ainda, a mentoria de projetos para negócios sociais e startups”, explica Ingrid.

 

Os serviços oferecidos pela Espiral incluem também: elaboração de projetos sócio-culturais; gestão técnica e financeira de projetos; realização de workshops, treinamentos e oficinas; captação e mobilização de recursos; enquadramento de projetos junto ao MINC e à ANCINE) e editais de seleção pública; planejamento de ações para responsabilidade social; implantação técnica de institutos sociais e participação em comitês de avaliação de projetos, entre outros. 

 

A ideia 

Após 20 anos de pesquisas e importantes vivências no mundo corporativo e no setor público, Ingrid Reis conta que a ideia de criar a Espiral surgiu a partir de uma experiência reveladora. “Ganhei um voo de asa-delta de presente de aniversário e, durante o passeio, com aquela vista única do Rio de Janeiro, tive vários insights. Foi incrível! Me senti muito livre e foi ali que entendi que precisava me libertar e começar a fazer algo que fizesse sentido para mim. Foi quando decidi pedir demissão da empresa onde eu trabalhava e, literalmente, “voar”. E, olha, essa foi a melhor decisão que tomei na vida”, explica a empreendedora.

 

Nos últimos anos, a Espiral cresceu, se consolidou no mercado e se tornou uma referência em economia criativa. “O mercado de negócios inovadores vem superando com muito sucesso as dificuldades da crise. Porém, ainda é possível observar muitos empreendedores perdendo oportunidades. Isso acontece porque não modelam seus negócios de forma estratégica e por não terem o conhecimento sobre as oportunidades da captação de recursos. É fundamental que esses empresários contem com uma consultoria como a nossa para que possam identificar os caminhos possíveis para captação e mobilização de recursos”, afirma Ingrid. Ainda segundo a empreendedora, o futuro apresenta grandes desafios como, por exemplo, encontrar um significado para o trabalho, criar algo que faça sentido para a sociedade e lançar um modelo de negócio que impacte positivamente o cotidiano das cidades. “Os desafios são grandes, mas os problemas e as oportunidades também. 

 

Cliente atendidos

Em sete anos de atuação, a Espiral já realizou projetos para algumas das maiores instituições e organizações do país: SESC Rio e SP; Sebrae Nacional; Sarau Agência; Rio Criativo; Centro Cultural Othelo; Instituto Galpão da Gamboa; Universidade Veiga de Almeida (UVA); Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA); Semente do Amanhã; Instituto Fayga Ostrower; Raízes em Movimento; Polo Turístico e Gastronômico (AMESANTA), Instituto da Criança, entre outros. 

 

A fundadora 

Ingrid Reis é assistente social, especialista em Sociologia e Saúde pela Universidade de Medicina do Porto (FMUP). Nasceu em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro, é mãe solo e mulher negra e empreendedora. Atua em consultorias nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo, cultura e meio ambiente à órgãos internacionais, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, como: UNOPS; ONU Habitar; Unesco; Fundo Global; Secretarias do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Pereira Passos. 

 

A Trevo Soluções em Comunicação é responsável pela assessoria de comunicação da Espiral Soluções Socioculturais.

Atendimentos:

Raquel Gentil (raquel.gentil@trevocomunicativa.com.br)

Carolina Feital (carollina.feital@trevocomunicativa.com.br)

Márcio Martins (marcio.martins@trevocomunicativa.com.br)