O autor indígena Daniel Munduruku será o grande homenageado da edição 2022 da FLIST, a Festa Literária de Santa Teresa, promovida pelo CEAT, nos dias 14 e 15 de maio. Será a primeira vez que um representante dos povos originários brasileiros receberá a honraria.
É importante lembrar que as obras dos escritores e ilustradores homenageados pela FLIST são adaptadas para uma série de atividades durante o evento e trabalhadas em sala de aula pelos alunos do CEAT. Daniel Munduruku, que publica desde 1996, foi o primeiro autor indígena a escrever para crianças e adolescentes e é pioneiro no lançamento de livros para esse público. Além de Munduruku, a FLIST apresentará quatro tributos: aos centenários do educador Darcy Ribeiro, do escritor José Saramago, do dramaturgo Dias Gomes e da Semana de Arte Moderna.
Sempre atenta à importância da diversidade, como o homenageado e os tributos deste ano são para homens, a curadoria da FLIST fará uma série de homenagens às participantes da Semana de Arte Moderna, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Pagu, Elsie Houston, Eugenia Alvaro Moreira.
Outra novidade é que, após dois anos em ambiente online, a FLIST 2022 ocorrerá no formato híbrido, com as ações presenciais realizadas no Parque das Ruínas, onde ocorriam, até 2019, as edições presenciais que chegavam a reunir 18 mil pessoas em um só fim de semana.