Na Análise do especialista de hoje, convidamos o Dr. Ricardo Cavalcanti Ribeiro, cirurgião plástico, presidente do Instituto Carlos Chagas, Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Professor responsável pela disciplina de cirurgia plástica (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), para debatermos sobre o Outubro Rosa. Conversamos com o doutor para entender sobre a prevenção do câncer de mama, como funciona a cirurgia de reconstrução mamária, além dos seus procedimentos e técnicas utilizadas no tratamento. Confira a seguir:
1 – O que é o câncer de mama?
Dr. Ricardo: O câncer de mama é caracterizado pela proliferação de células tumorais na mama, podendo se estender para outros órgãos. Na atualidade, o número de casos em fase avançada tem reduzido devido a diagnóstico precoce.
2 – Existem hábitos que ajudam a diminuir os riscos de desenvolver a doença?
Dr. Ricardo: Exames anuais como mamografia e ultrassom ajudam na detecção precoce da doença. Redução do fumo, alimentação saudável e atividades físicas contribuem positivamente para redução da doença.
3 – Como é o procedimento da cirurgia de reconstrução mamária?
Dr. Ricardo: Os procedimentos de reconstrução variam de acordo com a mutilação decorrente da mastectomia. Assim, a implantação de próteses com proteções (tela, membrana), consistem na forma de reconstrução de menor complexidade. Entretanto, determinados casos irão exigir a utilização de retalhos miocutaneos, que transportam tecidos de uma região para outra visando recompor a mama perdida.
Outro ponto importante é o tratamento da mama oposta através de aumento ou redução, visando simetrizar as mamas. Na última etapa cirúrgica, detalhes como aréolas e pequenas imperfeições são também tratadas.
4 – Como a reconstrução afeta a autoestima das mulheres que enfrentam o câncer de mama?
Dr. Ricardo: As reconstruções trazem um grande aumento da auto estima e recuperação da feminilidade sendo fundamental para o psicológico de mulheres afetadas por câncer de mama.
5 – Existem técnicas diferentes para realizar o procedimento? Quais os métodos que o senhor aplica em suas pacientes e qual o motivo de utilizá-las?
Dr. Ricardo: Utilizo todas as técnicas disponíveis, dependendo de cada caso.
Acompanhe o Dr. Ricardo em seu site e nas redes sociais!