Você sabe quais as qualidades imprescindíveis para um profissional dentro do mercado de trabalho?
Segundo estudo realizado por líderes em 16 países da organização global de educação corporativa Hult EF Corporate Education, em todo o mundo, liderança e comunicação têm sido reconhecidas como habilidades essenciais para que os profissionais sejam bem-sucedidos. Líderes brasileiros destacaram duas capacidades distintas indispensáveis: Decisões Estratégicas (29%) e Planejamento de Negócios (21%). No Brasil, 68 líderes responderam à pesquisa, sendo 24 do setor de software e 11 do setor financeiro. Para Eduardo Santos, Diretor Geral de Educação Corporativa da Hult EF no Brasil, é clara a tendência das empresas de investirem nas competências pessoais dos profissionais. As habilidades “soft” também são facilmente transferíveis de uma função para outra. Se os profissionais trabalham em um campo e precisam atualizar seus conhecimentos técnicos, como aprender uma nova linguagem de programação, ou ainda precisam fazer a transição para um campo completamente novo, suas habilidades comportamentais ainda são úteis.

A visão do recrutador e sócio do Grupo DNA, Gustavo Costa, sobre o assunto é condizente com a de Eduardo Santos. Segundo Gustavo, a habilidade mais buscada e em falta é a capacidade de se comunicar de forma clara.

“Isso será exigido para todas as cadeiras. E ficará ainda mais intenso com o trabalho remoto”, diz ele. Costa vê a falta de profissionais que entendam a relação entre seu campo e estratégia de negócios, que está longe de se tratar apenas de liderança. Por fim, aponta a falta de profissionais que demonstrem capacidade de fazer conexões em conjunto.