As fachadas e os telhados do Museu Nacional começam a ser restaurados. O anúncio foi feito no dia 12/11, sexta-feira, em uma cerimônia para marcar o início das obras de recuperação. O evento, que aconteceu no Paço de São Cristóvão, contou com a presença de representantes de instituições estrangeiras e do secretário municipal de Urbanismo, Washington Fajardo.
A obra ficará sob a responsabilidade da Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN). A iniciativa faz parte do “Projeto Museu Nacional Vive”, resultado de uma cooperação técnica entre a UFRJ, UNESCO e o Instituto Cultural Vale. Para recuperar o Museu Nacional, a UFRJ também recebe o patrocínio do BNDES e do Bradesco.
Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, falou sobre a importância de devolver o Museu Nacional para a sociedade o mais rápido possível. “Com a confiança de que os trabalhos serão conduzidos de maneira articulada com o desenvolvimento dos projetos de arquitetura, restauro, paisagismo e museografia, com apoio nacional e internacional”, destacou.
A expectativa é que as obras nas fachadas sejam encerradas até setembro de 2022, quando será celebrado o Bicentenário da Independência.